[Infográfico] Descubra o que é e por que fazer um MVP

Um MVP pode ser o passaporte para a sua startup decolar. Trata-se de uma versão inicial do seu produto para testes. Entenda melhor!

Antes de qualquer missão espacial, especialmente as tripuladas, a NASA faz uma série de testes. O objetivo é garantir que tudo saia conforme o previsto, ao mesmo tempo que se preserva a vida dos astronautas. Claro, tudo começa em terra, mas conforme os testes vão evoluindo, eles começam a acontecer no próprio espaço. E o que este exemplo tem a ver com MVP? Tudo!

MVP é a sigla em inglês para Produto Mínimo Viável. Ou seja, é uma versão enxuta do seu produto para ser apresentada a clientes selecionados antes de ele ser comercializado. Neste início do artigo, conseguimos apresentar duas informações importantes sobre este assunto: dar uma ideia do que é um MVP e mostrar a importância de desenvolvê-lo.

E o caso da NASA é bem representativo porque muitas pessoas confundem o MVP com um produto inacabado, e não é esta a intenção. Imagine se a NASA só fizesse testes em terra! Seria gasto uma fortuna e não haveria garantia nem de sucesso na missão, nem de segurança dos tripulantes.

Da mesma forma, imagine se a missão fosse lançada sem testes! Os riscos à vida dos astronautas seriam ainda mais expressivos do que costumam ser e não haveria noção alguma de como os profissionais e os equipamentos iriam se comportar.

MVP para startups

Todo esse aprendizado pode ser facilmente trazido para a realidade das startups. Testar em terra seria o equivalente a acreditar apenas na teoria. Quer dizer, a sua ideia pode funcionar perfeitamente no papel, mas na hora de rodar no mercado vai depender de inúmeros fatores que, muitas vezes, você sequer tinha considerado.

Então, o melhor é produzir um MVP e mandar para o espaço! Ou, melhor dizendo, apresentar ao mercado. Utilizar a experiência de um potencial cliente é o melhor caminho para você verificar a viabilidade do seu produto. Mas lembre-se sempre da NASA: ela jamais colocaria seus astronautas dentro de uma nave que não funcionasse. Então, o seu produto tem que funcionar quando o MVP for desenvolvido. Ele só não precisa estar acabado.

Mas para você entender o que é e como fazer um MVP, nós elaboramos um infográfico que explica em detalhes o que você precisa saber sobre este assunto. Caso ainda permaneça alguma dúvida, você pode entrar em contato com a gente ou deixar a sua mensagem no campo de comentários abaixo. Estamos à disposição!

Open chat